Triatlo Internacional de Quarteira

Triatlo Internacional de Quarteira

Quarteira volta a receber uma das principais provas de Triatlo em Portugal, nos dias 1 e 2 de Abril. O Triatlo Internacional de Quarteira – Prof. Carlos Gravata 2017 insere-se na Taça da Europa de Elites, Taça da Europa de Juniores e Campeonato Nacional de Clubes.

À semelhança de edições anteriores, o evento conta com cerca de 300 atletas estrangeiros (provenientes de 35 países), nomeadamente europeus, mas também a presença dos melhores triatletas nacionais.

Os participantes começam a prova com o percurso de natação, segue-se o ciclismo e finalmente o corrida.
No sábado, dia 1, decorre a Taça da Europa de Elites, com a prova feminina a arrancar às 13h45 e a prova masculina às 16h30. No Domingo, dia 2, é a vez dos juniores femininos (8h45) e masculinos (10h00) entrarem em acção na Taça da Europa. Às 11h30 decorre o Campeonato Nacional de clubes que contará com a presença da nata do triatlo português.

Por outro lado, pretende-se prestar homenagem ao principal promotor da prova, o Professor Carlos Gravata, que foi o grande mentor, organizador e impulsionador deste Triatlo.

O Triatlo de Quarteira é uma organização conjunta da Câmara Municipal de Loulé, Federação de Triatlo de Portugal, European Trithlon Union e Junta de Freguesia de Quarteira.

Documentos

downloadCartaz / Programa downloadFlyer / Mapa

Convocatória Taça da Europa de Quarteira

A convocatória para a Taça da Europa de Quarteira foi divulgada pela Comissão Técnica Nacional. A realizar nos próximos dias 1 e 2 de Abril, a competição Internacional observa Quarteira como palco ideal para disputa de uma das suas primeiras etapas. Fator que tem sido preponderante na dinamização da modalidade em Portugal e que tem contribuído, ao longo dos anos, para os trabalhos das Seleções Nacionais.

A edição de 2017 ficará marcada por uma das mais fortes comitivas lusas a competir no Algarve nos últimos anos. João Pereira e Miguel Arraiolos encabeçarão a seleção sénior masculina. Os dois Olímpicos procuram afinar o seu momento de forma em Quarteira e conquistar pontos para o Ranking Mundial. Particularmente João Pereira que alinha à partida como um dos principais favoritos à vitória na prova depois de uma temporada que culminou com a conquista do quinto lugar nos Jogos Olímpicos.

Outra das grandes figuras da competição será Vanessa Fernandes. A estrela mundial da modalidade marca, em Quarteira, o regresso às competição internacionais. Um palco importante para a atleta tanto em termos de carreira como a nível emocional e onde poderá contar com o apoio de milhares de portugueses que todos os anos preenchem os percursos do evento. Melanie Santos também marcará presença na elite feminina e ajudará a fortalecer a representação internacional portuguesa.

Nas seleções Júnior, Portugal terá excelentes condições para ambicionar a disputa de lugares cimeiros na competição. Vasco Vilaça, vencedor da edição do ano passado, apresenta-se como uma das principais figuras da competição masculina. Ao passo que nas senhoras, Gabriela Ribeiro, quinta classificada no ano anterior, lidera a comitiva lusa.

As seleções nacionais terão, em Quarteira, excelentes argumentos para ambicionar lugares cimeiros nas demais competições que irão compor os dois dias de provas. A Delegação Nacional será constituída por 31 atletas que procuraram, individualmente, superar as suas capacidades e representar o nosso país da melhor forma possível. Com eles seguem as principais esperanças no futuro da modalidade e a confiança na obtenção de excelentes resultados.

Fique a conhecer toda a comitiva que irá representar o nosso país através desta Convocatória.

Local do evento

João Pereira vence Taça da Europa de Triatlo em Quarteira

João Pereira foi o grande vencedor da segunda etapa da Taça da Europa de Triatlo que se disputou hoje, 1 de Abril, em Quarteira. O internacional português, quinto classificado nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, confirmou o favoritismo à vitória final e selou a competição de forma categórica.

Miguel Arraiolos realizou uma prestação bastante sólida, mantendo-se no grupo da liderança no decorrer de toda a prova. Aquela que foi para o atleta a centésima prova internacional que contou ao serviço na nossa Seleção Nacional foi terminada na 9ª posição. Pedro Gaspar terminou a prova no 16º lugar.

Também em competição estiveram outros triatletas lusos que procuraram representar o nosso país ao melhor nível. João Ferreira foi 23º, André Dias 35º, Gil Maia 42º, Luis Lopes 50º, Miguel Fortunato 56º e Diogo Nobrega 60º.

David Luis cumpriu um dos melhores segmentos de natação da competição, saindo isolado no seletivo grupo da frente da prova, mas foi vitima de problemas técnicos na sua bicicleta e foi forçado a abandonar a competição. Alexandre Nobre, Bernardo Portela e Rafael Domingos também não terminaram a prova.

A competição feminina antecedeu a prova dos homens e foi, naturalmente, marcada pelo regresso de Vanessa Fernandes às competições internacionais.

Melanie Santos apresentou uma performance que lhe permitiu manter-se perto dos lugares cimeiros da corrida e terminou a prova na 8ª posição. Terminando o ciclismo no grupo perseguidor, Vanessa Fernandes iniciou o segmento final com a certeza de que teria de fazer valer a sua qualidade enquanto corredora. Cumpriu um percurso de trás para a frente e ultrapassou atletas até concluir na 13ª posição. Andreia Ferrum completou uma excelente prova em que se manteve ao longo de todo o ciclismo no grupo da frente e terminou no 19ª lugar.

Liliana Alexandre completou a prova no 27º lugar, Helena Carvalho foi 31ª e Ana Ramos terminou na 34ª posição.

Duarte Brás e Vasco Vilaça foram os grandes protagonistas da etapa júnior da Taça da Europa de Triatlo que decorreu na manhã do dia 2 de Abril, em Quarteira. Os dois atletas ocuparam o segundo e o terceiro lugar do pódio, respectivamente, e demonstraram a qualidade e o potencial que os nossos atletas representam.

Ricardo Baptista foi 9º classificado e Tiago Pinto 13º. Em competição estiveram também outros valores do triatlo nacional que cumpriram a sua representação da melhor forma. José Vieira foi 20º, Alexandre Ribeiro 35º, Guilherme Pires 38º, Miguel Baltazar 45º e Bernador Aguiar terminou na 47ª posição.

Pouco mais de uma hora antes teve lugar a partida para a competição feminina. Disputada nos mesmos palcos que a prova das elites e a júnior masculina, a competição recebeu triatletas de toda a Europa e procurou apresentar um desafio a todas.

Mais uma vez, as cores nacionais estiveram em destaque. Gabriela Ribeiro apresentou enorme qualidade desde cedo na competição e assumiu a liderança da prova à saída da natação. A par com a francesa Jessica Fullagar, a portuguesa lançou-se para o ciclismo com alguma vantagem sobre a concorrência. No decorrer do segmento o grupo da liderança ganhou algumas unidades e deixou a decisão da prova para a sua parte final. Após 5km de corrida Jessica Fullagar surgia como a grande vencedora da competição. Seguida de perto pela espanhola Lucia Toulouzan, segunda classificada, e pela francesa Lea Coninx que terminou na terceira posição.

Gabriela Ribeiro encerrou uma participação de forma bastante positiva e alcançou o 12º lugar da geral. Mariana Vargem foi 19ª classificada, Inês Baptista Pereira 27ª, Joana Miranda 31ª e Carolina Serra terminou na 32ª.

Nas últimas horas da manhã de 2 de Abril, após todas as competições internacionais que ilustraram o fim de semana competitivo de Quarteira, foi a vez de cerca de 400 triatletas testarem as suas capacidades. Disputada nos mesmos percursos que as provas de elites e de júniores da Taça da Europa de Triatlo, a competição da Taça de Portugal desafiou todos os inscritos a percorrer um triatlo na distância sprint.

A praia de Quarteira recebeu uma calorosa participação e a massa humana coloriu todo o cenário competitivo. No final de 750m de natação, 20km de ciclismo e 5km de corrida a intensidade da prova ficou comprovada pelos fortes andamentos que se fizeram sentir e pelos numeroso grupos que circularam nas avenidas da cidade.

João Ferreira Pereira foi o primeiro a cortar a meta. O triatleta do Outsystems Olímpico de Oeiras cumpriu um excelente segmento de corrida e isolou-se para a vitória na competição. Luis Ferreira, Alhandra Sporting Club, foi segundo classificado e o Olímpico Bruno Pais, Grupo Desportivo Estoril Praia, encerrou o pódio masculino no terceiro lugar.

Na competição feminina Raquel Rocha foi a grande protagonista da manhã. A triatleta do CNATRIL Triatlo que esteve afastada da competição durante alguns anos voltou a demonstrar a qualidade atlética que sempre a identificou e venceu a prova feminina. A apenas dez segundos da liderança, Katarina Larsson, Sporting Clube de Portugal, foi segunda classificada na prova. Ana Filipa Ferreira, Alhandra Sporting Club, ocupou o último lugar do pódio.

Em termos coletivos a etapa de Quarteira foi vencida pelo Sporting Clube de Portugal em femininos e pelo Alhandra Sporting Club em masculinos. Pontos importantes que no caso da competição feminina consolidam a posição de liderança do Sporting Clube de Portugal que soma duas vitórias nas duas primeiras etapas. O Alhandra Sporting Club foi segundo na senhoras e o CCD/Intermarché Lagos terminou na terceira posição. Na competição masculina o Outsystems Olímpico de Oeiras conquistou o segundo lugar coletivo e a Associação Naval Amorense completou o pódio na terceira posição.

Pode consultar os resultados aqui

 

Videos / Reportagens