PROJETO EUROPEU: “VITAL CITIES – MAKE YOU ACTIVE”

LOULÉ LIDERA PROJETO EUROPEU “VITAL CITIES – MAKE YOU ACTIVE”

Propósito do Projecto

Promover um estilo de vida activo e saudável que contribua não só para combater o sedentarismo enraizado, mas também para fomentar a coesão social. É este o propósito do projecto europeu “Vital Cities”, do qual fazem parte dez municípios europeus. Loulé é o parceiro líder da iniciativa.

As dez cidades são, assim, desafiadas a encontrar soluções inovadoras para resolver problemas comuns em meio urbano. Aqui, o foco está apontado à exclusão social e à actividade física. A experiência de Loulé enquanto Cidade Europeia do Desporto em 2015 é um factor de especial importância, já que, para o vice-presidente da câmara municipal de Loulé, Hugo Nunes, “o conhecimento adquirido durante essa organização poderá ser uma das várias experiências a partilhar com os restantes parceiros”.

O desafio colocado é comum a todas as áreas urbanas: fazer frente ao aumento das doenças que decorrem do sedentarismo e da exclusão social, abrindo caminho para a coesão social. Mas o caminho deve ser feito com recurso a estratégias inovadoras, evitando incorrer em elevados encargos financeiros, como habitualmente acontece com a manutenção de grandes infra-estruturas desportivas municipais. Desta iniciativa deverão resultar soluções que possibilitem a prática de um estilo de vida activo a toda a população. Algumas das medidas podem passar pelo alargamento do horário de funcionamento de equipamentos

desportivos, pela requalificação dos espaços em áreas residenciais e pela criação de espaços informais, ao ar livre, que possibilitem a prática de desporto sem barreiras ou limitações horárias e proporcionem um ambiente seguro, limpo e ecológico.

O projecto realiza-se no âmbito do programa Urbact, que acolhe e promove iniciativas de desenvolvimento urbano sustentável em cidades europeias e é financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

O Vital Cities teve início em 2015 e já se encontra na sua segunda fase, decorrendo, neste momento, o processo de implementação em nove outras cidades europeias, para além do município algarvio. Burgas (Bulgária), Cracóvia (Polónia), Budapeste (Hungria), Birmingham (Inglaterra), Vestfold County (Noruega), Rieti (Itália), Usti Nad Labem (República Checa), Liepaja (Letónia) e Sibenik (Croácia). A data de fim do projecto está definida para dia 3 de Maio de 2018

A Equipa

Vítor Aleixo – Representante legal

Tiago Guadalupe – Coordenador do projeto

João Felizardo – Deep Dive expert

Vítor Murta Marcos – Coordenador do grupo de apoio local

Arlete Fernandes – Gestora financeira

Ângela Jesus – Secretariado

Rita Pina – Gestora de comunicação

Júlio Guerreiro – Gestor de comunicação

Grupo Local URBACT

URBACT tem a ver essencialmente com cidades e pessoas, visando promover o desenvolvimento urbano sustentável. O método URBACT é baseado numa abordagem holística, que leva em consideração as dimensões física, económica e social do desenvolvimento urbano, formando uma perspectiva sustentável. A abordagem participativa – o desenvolvimento de fortes parcerias e sinergias entre os organismos públicos, o sector privado e a sociedade civil (incluindo os cidadãos e os habitantes) – é reconhecida como uma pedra angular das políticas de desenvolvimento urbano eficientes. Os Grupos Locais URBACT (ULGs) traduzem estes princípios em dinâmicas locais concretas que visam fomentar a partilha de ideias ao nível do processo de planeamento urbano.

Boas Práticas

Ao nível das boas práticas locais, Loulé tem destacado dois projectos a nível europeu – “Individualidades na escola” e os Centros de Marcha Corrida.

Actividades Desenvolvidas

2016

2017

Quinzena Vital Cities

Comunicação

Foram definidas as linhas gerais de orientação para toda a comunicação e estratégias de comunicação a desenvolver – ao nível nacional, europeu e internacional – em relação aos públicos que se pretende envolver, mobilizar, informar e atingir. Estas linhas gerais de orientação concretizaram-se num Plano de Comunicação de forma apoiar os objetivos estratégicos de divulgação de toda a essência do projeto “Vital Cities – Make you Active”, dos programas desportivos, eventos e atividades que se agregam em torno do mesmo, e que irão decorrer em cada uma das dez cidades que fazem parte desta rede europeia. Para saber mais, clique aqui

Para receber a Newsletter sobre o projecto, clique aqui

 Reunião Final – Vital Cities 

Realizou-se nos dias 19 e 20 de março, na cidade de Loulé, a última reunião transnacional do projeto europeu “Vital Cities”, rede liderada por Loulé e constituída por 10 cidades, que visa a promoção de estilos de vida ativos e saudáveis no combate ao sedentarismo e fomento da coesão social.

Para além dos parceiros de Burgas (Bulgária), Cracóvia (Polónia), Budapeste (Hungria), Birmingham (Inglaterra), Vestfold County (Noruega), Rieti (Itália), Usti Nad Labem (República Checa), Liepaja (Letónia) e Sibenik (Croácia), neste encontro estarão presentes representantes do URBACT, programa da União Europeia de aprendizagem e troca de experiências na promoção do desenvolvimento urbano sustentável, e que financia as “Vital Cities”.

Este projeto começou a desenvolver-se em novembro de 2015, aquando de uma reunião, em Loulé, com o núcleo inicial de parceiros, encontrando-se agora na derradeira fase.

Por forma a combater a exclusão social, durante o período em que o projeto se tem desenvolvido as cidades têm levado a cabo projetos de requalificação dos espaços em áreas residenciais, utilizando o poder e a linguagem comum do desporto por meio de ações urbanas inovadoras, equipamentos físicos diversos e prestação de serviços melhor organizados e pensados para responder às necessidades da comunidade. É o caso da requalificação da envolvente aos bairros da Abelheira e Amendoeira e intervenção nas Ruas Stuttgard e Coppingen, em Quarteira, bem como da requalificação da envolvente ao Estádio Municipal de Loulé.

Para aceder às fotografias da reunião final, clique aqui

 

Vital _logos