Formação Junho: “Metodologia Específica do Treino de Futebol”

17 Junho| das 18 às 21h | 0,6 créditos (formação de Componente Específica: Futebol) | Assembleia Municipal em Loulé
Objectivo da Acção
Há muito que o conceito de dificuldade e complexidade tem orientado de forma nem sempre coerente/correta os planeamentos/metodologia e respetivos exercícios de treino em futebol. Neste sentido torna-se importante esclarecer e corrigir a conceção prática dos termos assim como dirigir a aplicação correta, em treino e jogo, dos mesmos.
De acordo com objetivos a atingir no treino, assim como no modelo de jogo da equipa, tomam estes conceitos relevo superior uma vez que serão manipulados/usados em função da “crença” de difícil ou complexo que o treinador exprime.
Desta forma a clarificação dos termos e respetiva necessidade ganha uma maior aplicabilidade sustentada.

Destinatários
Coordenadores Técnicos Futebol, Treinadores de Futebol Profissionais/Amadores, Professores Ed. Física e Desporto, Estudantes Ciências do Desporto e demais interessados.
Pré-requisitos não existentes.

Objectivos a Atingir
Objetiva-se com a presente formação interpretar os conceitos de dificuldade e complexidade do exercício de treino de futebol na relação com a sua metodologia específica.
Pretende-se ainda contruir com exercícios de treino de futebol adequando à especificidade do nível dos praticantes, recorrendo à manipulação dos objetivos e constrangimentos do exercício de treino de futebol, garantindo efeitos elevados de transferência entre os exercícios de treino entre si, e entre os exercícios de treino e o jogo.
Por fim objetiva-se que os formandos sejam capazes de planear e periodizar a especificidade das sessões de treino e microciclos de treino com base nos conceitos de dificuldade e especificidade.

Programa da Formação
– Construção Exercício Treino Futebol | Objetivos e Constrangimentos
– Ordenação do Exercício Quanto à Sua Dificuldade e Complexidade
– Dificuldade e Complexidade | Planeamento/Metodologia de Uma Sessão de Treino

Local